Relação entre a Odontologia e a Fonoaudiologia





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Relação entre a Odontologia e a Fonoaudiologia



O aparelho estomatognático consiste em estruturas específicas da cabeça e pescoço que desempenham funções importantes e vitais.

A odontologia é a área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático no sentido estrutural que compreende a face, pescoço e cavidade oral, além de ossos, músculos mastigatórios, articulações (ATM), dentes, tecidos e nervos. A odontologia é dividida em diversas especialidades, como prótese, implante, estética, saúde pública, bucomaxilofacial, ortodontia, harmonia facial, odontologia legal, entre outras. Um dos deveres do dentista é realizar a cirurgia ortognática sob a competência do cirurgião bucomaxilofacial, cujo objetivo é promover a harmonia facial através do reposicionamento maxilar ou mandibular de um paciente com distúrbio orofacial. Outra importante área de atuação do dentista é a ortodontia no ajuste e reposicionamento das estruturas dentárias, para que se possa ter uma mastigação mais precisa e normal, além do foco estético. O protesista desenvolve a prótese de acordo com o modelo anatômico de cada paciente, porém o foco é estrutural e não funcional.

A fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana e todos os órgãos e estruturas relacionadas. Entre as especialidades fonoaudiológicas, destacamos a motricidade orofacial (MO) responsável pelo estudo e reabilitação muscular da face e da boca (intra / extra-oral), portanto, é competência do fonoaudiólogo habilitar, reabilitar, adaptar e ajustar os distúrbios miofuncionais que acometem o aparelho estomatognático. Esse profissional tem como objetivo avaliar as funções estomatognáticas e tratá-las. No entanto, para trabalhar na MO, o profissional precisa ter um bom conhecimento anatômico e fisiológico das estruturas da cabeça e pescoço. A fonoaudiologia, além de estudar cada estrutura do aparelho estomatognático, também se concentra na ordem fisiológica de cada parte estrutural, como quais são os elementos responsáveis que permitem a mastigação, que contribuem para a fonação (formação dos fonemas) e quais nervos participam da deglutição entre outras atividades.

A Fonoaudiologia e a Odontologia são especialidades que atuam com o indivíduo, pesquisando, prevenindo, diagnosticando e/ou reabilitando as alterações que causam prejuízo no desenvolvimento do sistema estomatognático, bem como para as funções desempenhadas por esse sistema.



Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário