Como melhorar alimentação para Diabéticos





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Como melhorar alimentação para Diabéticos



A Nutrição funcional avalia sinais e sintomas – através do rastreamento metabólico, histórico familiar, exames bioquímicos, possíveis reações alimentares (alergias/ hipersensibilidades), para assim ajustar as desordens químicas que são gatilhos para doenças e para alterações de peso. Hoje, falaremos sobre como melhorar a alimentação para Diabéticos.

A Diabetes é uma doença silenciosa, que exige muita atenção. O diabetes é uma doença crônica que vem aumentando muito nos últimos anos.  Não podemos afirmar que existe uma dieta ideal. Cada paciente é um caso e cada caso precisa ser olhado e cuidado

Assim, uma proposta de alimentação saudável, sem alimentos processados, com um aumento de frutas e legumes irá ajudar a satisfazer as necessidades nutricionais, bem como reduzir o risco de complicações da diabetes. Os melhores alimentos para ajudar a controlar a diabetes são:

Os peixes gordos

É um dos alimentos mais saudáveis. Salmão, sardinha, arenque, anchova e cavala, são excelentes fontes de ácidos gordos ómega 3 – EPA e DHA, que têm grandes benefícios para a saúde do coração. São particularmente importante para os diabéticos, que têm um risco aumentado de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. DHA e EPA protegem as células que revestem os vasos sanguíneos, reduzir marcadores de inflamação.

O peixe é também uma grande fonte de proteína de alta qualidade, que ajuda a  sentir-se saciado e aumenta a taxa metabólica.

Grão de Bico é um aliado contra a Diabetes

O Grão de Bico é muito presente na culinária árabe, utilizado em pratos quentes, frios, saladas, sopas e muito mais.

É rico em fibras e tem vários nutrientes que protegem o coração. É rico em minerais como: cálcio, fósforo, zinco, potássio e manganês.

Azeite extra-virgem

O azeite também chamado de ouro líquido, previne doenças cardíacas, cancro, hipertensão, faz bem a pele, cabelo, cérebro e auxilia no controle da Diabetes.

Por ser na sua maioria constituído por, gorduras monoinsaturadas, como o  ácido oleico é considerado amigo do coração, trazendo grandes benefícios à saúde.

Reduz os níveis de LDL (o colesterol ruim) e melhora os níveis de HDL (o colesterol bom). Prevenindo a formação da placa de ateroma, evitando assim o bloqueio de artérias. Sendo também é também um excelente aliado na prevenção da hipertensão arterial.

Em estudos científicos demonstram que a dieta mediterrânea, rica em azeite, é capaz de reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II em 50% em relação a dietas de baixa gordura, derrubando a antiga teoria de que uma alimentação rica em gordura é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas. Isso demonstra que, mais importante que a quantidade de lipídos na dieta é o tipo e qualidade dessas gorduras. Sendo uma fonte de gorduras extremamente saudáveis o azeite pode, assim, também ser extremamente benéfico na adoção de uma alimentação mais saudável e preventivo da diabetes.

Batata doce, amiga ou inimiga?

A batata doce ajuda os Diabéticos, pois é um alimento de baixo índice glicémico, leva mais tempo para ser digerida, não liberando açúcares de forma rápida no organismo. E ainda possui carotenoides que aumentam a resposta do corpo a insulina e ajuda a estabilizar o nível de açúcar no sangue.





Embora a batata doce seja rica em amido, que é convertido em açúcar durante o processo digestivo, ela é capaz de melhorar potencialmente a regulação do açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo dois. Pesquisas mostraram que o teor de fibras alimentares presentes na batata doce dá-lhe uma vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam equilibrar o ritmo da digestão.

Sementes Chia

As sementes chia são extremamente ricas em fibras e repletas de propriedades nutricionais importantes. Elas são uma excelente fonte de ómega 3 que aumenta o HDL (o colesterol bom). Apenas uma colher de sopa de Chia pode fornecer 100% da necessidade diária de ómega 3 de fonte vegetal, necessárias para ajudar na diminuição do colesterol e manutenção da função arterial que auxilia na proteção contra as doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

São também ricas em antioxidantes,  magnésio, zinco, ferro e cálcio.

Dado que sementes de Chia são ricas em fibras, é considerável que elas possam ajudar a reduzir picos de açúcar no sangue após as refeições, mas isso ainda precisa ser provado por novos estudos.

Brócolos, no combate a Diabetes

Entre outros nutrientes, os brócolos possuem grande quantidade de cálcio e de vitaminas A e C. E ainda tem a vantagem de ser pouco calórico.

 No entanto, a grande arma do vegetal contra o diabetes está no cromo mineral, substância capaz de melhorar a eficácia da insulina em até cem vezes. Em pessoas que sofrem de diabetes tipo I, os brócolos auxilia na produção de insulina e atua regulando os níveis de glicose no sangue e assim como também ajuda a prevenir consequências do diabetes como a catarata, aterosclerose e hipertensão arterial.

A vitamina C é importante para o sistema imunológico e auxilia para a absorção do ferro.

 Canela

Canela é uma especiaria com potente atividade antioxidante.

Vários estudos demonstram que a canela pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.

A canela contém diversos componentes, que ajudam a reduzir o LDL (mau colesterol) e a regular os níveis de açúcar no sangue, "imitando" o efeito da insulina. No entanto, é necessária mais pesquisa antes da sua ingestão ser recomendada.

Abacate

A maioria das pessoas não conhece ou pensa que o abacate é um alimento gorduroso e por isso faz mal, mas não é bem assim.

Abacate contém dois tipos de gordura insaturada (mono e poli-insaturada), que ajudam a controlar os níveis de triglicéridos e colesterol presentes no sangue, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O abacate também é rico em fibras que auxiliam no trânsito intestinal, melhoram o processo de digestão e aumentam a sensação de saciedade.

Beringela

Crua a berinjela possui uma quantidade grande de solanina, uma substância que pode provocar distúrbios intestinais.

Rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.

Além disso, ela é uma grande amiga de quem tem Diabetes, pois possui alta concentração de fibras responsáveis pela redução da velocidade da digestão e, com isso, da absorção de glicose pelo sangue, auxiliando assim no controle dos níveis de glicemia, factor importante para prevenção da diabetes.

Morango, a solução simples e natural para melhorar

 Os morangos são um dos frutos mais nutritivos que se pode comer. Eles são ricos em antioxidantes conhecidos como antocianinas, que lhes dão sua cor vermelha. As antocianinas sabem auxiliam  a reduzir os níveis de colesterol e insulina após uma refeição.

Dado o seu elevado conteúdo em água e fibra alimentar e o baixo teor de hidratos de carbono, o morango possui poucas calorias.

Abóbora, um dos vegetais mais saudáveis

Rica em vitamina A e betacaroteno, possui poucas calorias e de fácil digestão, sendo também fonte de vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Bastante versátil, pode ser consumida em saladas, cozidos, guisados, sopas, pures, doces etc. Suas sementes são fonte de proteína, ferro e fibras. Rica em lutea e zeaxantina, que protegem contra as cataratas e degeneração macular.

Linhaça

 A parcela de sua fibra insolúvel é composta de lignanas, que pode diminuir o risco de doença cardíaca e melhorar o controle de açúcar no sangue. Em um estudo, as pessoas com diabetes tipo 2 que tomaram linhaça durante 12 semanas apresentaram uma melhoria significativa na hemoglobina A1c.

Outro estudo sugeriu que a linhaça pode diminuir o risco de acidentes vasculares cerebrais e, potencialmente, reduzir a dosagem de medicação necessária para prevenir coágulos sanguíneos. A linhaça é muito rica em fibra viscosa, que melhora a saúde do intestino, a sensibilidade à insulina e a sensação de saciedade.

O Programa Nutrição Funcional no Diabetes que já ajudou e tem ajudado centenas de milhares de pessoas com DIABETES TIPO 1 a REDUZIR o USO DE INSULINA em 90% e ESTABILIZAR a GLICOSE e outras centenas de milhares de pacientes diabéticos tipo 2 e pré-diabéticos MUDAREM SEUS HÁBITOS DE VIDA com a NUTRIÇÃO FUNCIONAL NO DIABETES. Clique aqui e saiba mais!



Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário