O que você precisa saber sobre Febre Tifoide





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: O que você precisa saber sobre Febre Tifoide




Febre tifoide é uma doença sistêmica provocada por bactérias Salmonella enterica Gram-negativas do sorotipo Typhi (S. Typhi). Os sintomas são febre alta, prostração, dor abdominal e um rash cutâneo róseo. O diagnóstico é clínico e confirmado por cultura. O tratamento é feito com ceftriaxona, ciprofloxacino ou azitromicina.

Quais os sintomas da febre tifoide?

Entre os sintomas de febre tifoide, podemos destacar:

– febre alta;
– mal-estar;
– dor de cabeça;
– mudanças nos hábitos do intestino, como diarreia com sangue e intestino preso;
– prostração;
– perda do apetite;
– aumento do fígado e do baço;
– dores e inchaço no abdômen;
– náuseas e vômitos;
– tosse seca;
– coração que bate mais lento;
– manchas rosadas que surgem em locais como o abdômen e o fígado, e
– prostração.

Os sintomas de febre tifóide podem durar por várias semanas, chegando a ultrapassar um mês, sem o devido tratamento.

Tratamento

  • Ceftriaxona

  • Algumas vezes, fluoroquinolona ou azitromicina

A resistência a antibióticos é comum e cada vez maior, especialmente em áreas endêmicas, assim os testes de sensibilidade devem orientar a escolha dos medicamentos.

Em geral, os antibióticos preferidos são

  • Ceftriaxona 1 g IM ou IV a cada 12 h (25 a 37,5 mg/kg em crianças) por 14 dias

  • Várias fluoroquinolonas (p. ex., ciprofloxacino, 500 mg, VO, 2 vezes/dia, durante 10 a 14 dias; levofloxacino, 500 mg, VO ou IV, 1 vez/dia, durante 14 dias; moxifloxacino, 400 mg, VO ou IV, 1 vez/dia, durante 14 dias)

Cloranfenicol, 500 mg, VO ou IV, a cada 6 h, ainda é usado amplamente, mas a resistência está aumentando.

Fluoroquinolonas podem ser usadas em crianças, mas é necessário ter cuidado. Para as cepas resistentes a fluoroquinolonas pode-se tentar azitromicina 1 g VO no primeiro dia, então 500 mg 1 vez/dia durante 6 dias. As taxas de resistência a alternativas terapêuticas (p. ex., amoxicilina, sulfametoxazol-trimetoprima [SMX-TMP]) são altas, assim o uso desses fármacos depende da sensibilidade in vitro.

Corticoides podem ser acrescidos aos antibióticos para tratar toxicidade grave. Defervescência e melhora clínica geralmente se seguem. Prednisona, 20 a 40 mg, VO, 1 vez/dia, VO (ou equivalente), durante os primeiros 3 dias de tratamento, geralmente é suficiente. Doses mais altas de corticoides (dexametasona, 3 mg/kg, IV, inicialmente, seguida por 1 mg/kg, IV, a cada 6 h, durante um total de 48 h) são usadas em pacientes com delirium importante, coma, ou choque.

A nutrição deve ser mantida com refeições frequentes. Os pacientes são geralmente mantidos em repouso no leito enquanto febris. Salicilatos que podem causar hipotermia e hipotensão, assim como laxantes e enemas, devem ser evitados. A diarreia pode ser minimizada com uma dieta leve e líquida; nutrição parenteral pode ser necessária temporariamente. Líquidos e terapia com eletrólitos e reposição de sangue podem ser necessários.

Sem antibióticos, a taxa de mortalidade é de aproximadamente 12%. Com terapia imediata, a taxa de mortalidade é 1%. A maioria das mortes ocorre em pessoas desnutridas, crianças e idosos.

Estupor, coma, ou choque refletem doença grave e mau prognóstico.

Complicações ocorrem principalmente em pacientes que ficam sem tratamento ou naqueles em que o tratamento é atrasado.

A febre tifoide é tratada por meio de medicamentos antibióticos, sendo que o paciente precisa ser observado e ter sua hidratação reforçada, já que perde muito líquido nas diarreias características da doença.

Existe vacina contra a febre tifoide, que pode ser tomada por indivíduos que viajam para locais onde a doença é endêmica. Além disso, manter bons hábitos de higiene, como lavar constantemente as mãos, são formas de evitar a contração da febre tifoide.


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário