Ginástica Laboral é saúde!





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Ginástica Laboral é saúde!



As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os nomes dados às afecções de músculos, de tendões,de sinóvias (revestimento das articulações), de nervos, de fáscias (envoltório dos músculos) e de ligamentos, isoladas ou combinadas, com ou sem degeneração de tecidos.

Elas atingem principalmente – mas não somente – os membros superiores, a região escapular (em torno do ombro) e a região cervical. Têm origem ocupacional, decorrendo (de forma combinada ou não) do uso repetido ou forçado de grupos musculares e da manutenção de postura inadequada.

Quando um funcionário trabalha com um grupo muscular em posição de encurtamento ou quando realiza uma atividade repetitiva com movimento reduzido ao longo do tempo, gera uma resposta de perda de sarcômeros em série e aumento de colágeno, induzindo à rigidez. Esta Perda faz com que o músculo gera mais tensão em uma fibra de menor comprimento quando comparada com uma fibra padrão, indicando uma resposta de adaptação tecidual.

As adaptações agudas dos exercícios de flexibilidade utilizados durante a prática da ginástica laboral, são explicadas através da resposta viscoelástica do músculo à tensão, que gera relaxamento, diminuição da dor e da rigidez muscular, além de proporcionar bem estar e diminuição de ansiedade, devido a liberação de opióides endógenos no plasma, â-endorfina e â-lipotrofina.

As LER/DORT são, atualmente, causa de muitos debates quanto à nomenclatura, ao diagnóstico e ao tratamento. Há os que não acreditam em sua existência, e os que ainda não se convenceram. O fato é que existem inúmeros trabalhadores com queixas de dor atribuídas às suas funções. A patologia é reconhecida pela atual Legislação Brasileira, gerando grande interesse nos meios médicos.

Contribuindo na prevenção e na redução das LER/DORT, a Ginástica Laboral visa a promoção da saúde e a melhora das condições de trabalho, além de melhorar o relacionamento interpessoal, de reduzir os acidentes de trabalho e, conseqüentemente, de aumentar a produtividade, gerando um maior retorno financeiro para empresa.

Segundo os conhecimentos relacionados a fisiologia humana, quando um indivíduo é imposto a trabalhos de grande estresse e atenção, ou pouco raciocínio e mais mecanização levando a um trabalho monótono, ou imposto a grandes esforços físicos, calor excessivo, frio excessivo, luminosidade alta ou baixa demais, posturas inadequadas, vai levar a um desgaste da máquina humana o que provavelmente irá gerar em desequilíbrio e futuros problemas tanto físicos quanto psicológicos.

Deve-se entender portanto que a Ginástica laboral, quanto a seus objetivos de melhorar a nutrição e oxigenação dos tecidos, reposicionar as estruturas do corpo, sair da monotonia, tirar o foco do estresse momentaneamente, diminui a exaustão causada pelo estresse e pelo trabalho contínuo, diminui o sedentarismo e estimula a procura por atividades físicas, melhora a atenção no trabalho, diminui o nível de acidentes melhorando o estado geral do trabalhador atende as situações impostas durante a jornada de trabalho, quando realizado da forma adequada, respeitando os momentos de pausa para a reconstituição dos tecidos. Além do fato de ser realizada adequadamente, não podemos esquecer que estamos lidando com pessoas que pensam e sentem e que para ser benéfica ao homem deve ser levado em consideração a sua vontade, sem situações que imponham ou causem constrangimentos.

Para finalizar, há vários materiais para o profissional trabalhar com Ginástica Laboral e potencializar os seus efeitos. Eu gosto muito desse Curso online de Ginástica Laboral porque o conteúdo é direcionado para a prática profissional. Clique aqui e saiba mais!



Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário