Saiba mais sobre a Síndrome de Kawasaki





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Saiba mais sobre a Síndrome de Kawasaki



A doença de Kawasaki causa inflamação dos vasos sanguíneos por todo o corpo. A doença foi diagnosticada inicialmente no Japão, em 1967, por um médico chamado Tomisaku Kawasaki.

A doença de Kawasaki causa inflamação nas paredes dos vasos sanguíneos (vasculite) por todo o corpo. A causa da doença de Kawasaki é desconhecida, mas as evidências sugerem que um vírus ou outro organismo infeccioso desencadeia uma resposta anormal do sistema imunológico em crianças geneticamente predispostas. A inflamação dos vasos sanguíneos do coração causa os problemas mais graves. A inflamação pode também se espalhar para outras partes do corpo, como o pâncreas e os rins.

Os principais sintomas são febre persistente e que não cessa mesmo com o uso de antitérmicos, irritabilidade, conjuntivite, lábios ressecados e rachados e ainda lesões na pele — o chamado "rash cutâneo", uma espécie de irritação que forma placas avermelhadas por todo o corpo. Outros sintomas que também podem surgir são dores abdominais e nas articulações, vômito, diarreia, alterações no fígado e neurológicas.

A doença se apresenta em três fases: inicialmente, na fase aguda, os sintomas estão mais pronunciados. Na segunda fase, surgem outros problemas, como a dor abdominal e o vômito; é aqui que a maioria dos aneurismas se forma. Por fim, na fase assintomática, os sintomas desaparecem. O importante é que o diagnóstico seja feito antes do risco na formação de aneurismas, ou seja, ainda na fase aguda.

Complicações da doença de Kawasaki

Se as crianças não forem tratadas, uma em cada quatro apresenta problemas cardíacos, geralmente entre uma e quatro semanas depois de a doença ter iniciado. Algumas dessas crianças apresentam o problema cardíaco mais grave, uma saliência na parede da artéria coronária (aneurisma da artéria coronária). Esses aneurismas podem se romper ou provocar um coágulo sanguíneo, causando infarto do miocárdio e morte súbita. O tratamento reduz o risco de haver complicações cardíacas para aproximadamente uma em vinte.

Outros problemas incluem inflamações dolorosas dos tecidos que envolvem o cérebro (meninges), dos ouvidos, dos olhos, do fígado, das articulações, da uretra e da vesícula biliar. Esses sintomas acabam se resolvendo sem causar danos permanentes.

Ultimamente, a Doença de Kawasaki está sendo associada ao Covid-19. Crianças que tiveram o COVID-19, apresentam sintomas da doença. A relação entre a inflamação provocada pelo novo coronavírus for estabelecida como um gatilho para a doença de Kawasaki, teremos evidências sólidas de que a doença é mesmo desencadeada por um agente infeccioso no corpo, o que é um avanço para o conhecimento sobre a doença.

 

Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário