Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo coronavírus





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo coronavírus


O próprio nome nos alerta para a sua complicação mais grave, a Síndrome Respiratória Aguda Grave. É principalmente ela que causa os óbitos e as internações por covid-19. A sigla SARS, que vem do inglês, significa "Síndrome Respiratória Aguda Grave". Já a sigla "CoV" faz referência a coronavírus, a família do vírus. O número 2 indica que ele é muito semelhante a outro, o SARS-CoV. Em outras palavras, o vírus causador da covid-19 é denominado "coronavírus 2 causador da síndrome respiratória aguda grave".

Apesar de a maioria dos pacientes se recuperar completamente com cuidados domiciliares, aproximadamente 14% desenvolvem a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição grave responsável pela maior parte dos óbitos pela covid-19.

Os sintomas da SARS são parecidos com os da gripe comum, surgindo inicialmente febre acima de 38ºC, dor de cabeça, dores no corpo e mal estar geral. Mas após cerca de 5 dias, surgem outros sintomas como:

  • Tosse seca e persistente;
  • Dificuldade intensa para respirar;
  • Chiado no peito;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Dedos e boca azulados ou arroxeados;
  • Perda de apetite;
  • Suores noturnos;
  • Diarreia.


Por ser uma doença que piora muito rapidamente, cerca de 10 dias após os primeiros sinais podem surgir sintomas graves de dificuldade respiratória e, por isso, muitas pessoas podem necessitar ficar internadas no hospital ou em UTI para receber a ajuda de máquinas para respirar.

A SRAG é uma condição grave, que pode evoluir rapidamente para complicações respiratórias e para óbito. Por esse motivo, os pacientes com esse diagnóstico devem ser internados para tratamento dentro de um hospital, na enfermaria ou nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A escolha do local depende da gravidade do quadro.

O tratamento da SRAG causada pelo coronavírus, assim como o das formas leves da covid-19, está em estudo e pode variar entre países e entre hospitais. Geralmente, os pacientes necessitam de ajuda para facilitar a chegada de mais oxigênio aos pulmões. Para isso, um oxigênio extra é fornecido pelo nariz — por meio de tubos finos (cânulas nasais) — ou diretamente na traqueia, órgão que leva o ar do ambiente ao pulmão, por meio da intubação. Outras medidas incluem hidratação com líquidos, como o soro fisiológico, que podem ser ingeridos ou administrados diretamente pela veia do paciente, junto ao uso de medicamentos para dor e febre.


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário