Quais são os tipos de Transtorno Bipolar?





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Quais são os tipos de Transtorno Bipolar?


O Transtorno Bipolar faz parte do quadro dos Transtornos do Humor. Eles são menos estudados nos idosos, porém 25% do total de pessoas com TB apresentam mais de 60 anos de idade. Os principais Transtornos de Humor descritos são:

  1. Transtornos Depressivos Unipolares (que como o próprio nome diz, são caracterizados por sintomas exclusivamente depressivos).
  2. Transtornos Bipolares (episódios de euforia – representados por mania ou hipomania ou estados mistos – intercalados com episódios depressivos maiores).

Os Transtornos Bipolares podem ser classificados, de forma sintética, em:

  1. Transtorno Bipolar tipo I (um ou mais episódios maníacos ou mistos acompanhados de episódios depressivos),
  2. Transtorno Bipolar tipo II (um ou mais episódios depressivos maiores acompanhados por pelo menos um episódio maníaco)
  3. Transtorno Ciclotímico (oscilação do humor, durante pelo menos 2 anos, caracterizado por vários períodos de hipomania e numerosos períodos de sintomas depressivos).

Em linhas gerais são descritos, abaixo, os sintomas de cada um dos quadros que fazem parte do TB:

Mania: o humor é anormal, expansivo, eufórico ou irritável. O indivíduo apresenta um bem-estar exagerado, com muita alegria e, ao mesmo tempo, impaciência e sensação de "pavio curto". Há um aumento da energia (ou atividade) mental e/ou física e da impulsividade. É hiperativo, produzindo várias coisas ao mesmo tempo, e não necessita de muitas horas de sono. Fala exageradamente mostrando um pensamento acelerado (pressão por falar). Sua autoestima é inflada, com ideias de grandeza, poder e riqueza. Neste sentido pode chegar a correr sérios riscos em atividades ligadas aos esportes, ao trabalho, ao plano sócio-familiar e financeiro (faz gastos excessivos que fogem  do seu controle). Aumento da libido e de condutas inadequadas na área sexual (menor nos idosos). Não apresenta autocrítica do seu estado e, em geral, não se considera doente, negando-se a fazer tratamento. Nos casos mais graves pode apresentar fuga de ideias, agitação psicomotora, agressividade, delírios e alucinações (sintomas psicóticos), que exigem hospitalização (nos idosos a fuga de ideias e a agitação psicomotora são menos frequentes).

Hipomania é um quadro mais leve de mania e os sintomas não chegam a causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou ocupacional do indivíduo. Não acontecem sintomas psicóticos e nem a necessidade de internação hospitalar.

Estados Mistos: compreendem uma mescla de sintomas maníacos e depressivos. O indivíduo pode, por exemplo, sentir-se angustiado, deprimido, mas com o pensamento acelerado e agitação interna. Há autores que enfatizam que os estados mistos ocorrem em menor proporção nos idosos cujo primeiro episódio é de início tardio, isto é, após os 60 anos e a característica mais comum é a mania disfórica.

Depressão Bipolar: os sintomas são, particularmente, semelhantes à depressão unipolar: humor deprimido ou irritável ou perda de interesse ou prazer. Pessimismo e desesperança pela vida, bem como um vazio existencial, angústia e choro fácil.  Esquecimentos, prejuízo na capacidade de pensar e concentrar-se. Retardo ou agitação psicomotora, cansaço, fadiga, diminuição da energia. Aumento ou diminuição do apetite, perturbações no ciclo sono-vigília, diminuição da libido, dores generalizadas (mais comuns nos idosos). Ideias negativas recorrentes, que podem levar à tentativa(s) de suicídio.

Tratamento: Os princípios gerais são semelhantes àqueles para adultos jovens, mas as doses dos medicamentos devem ser, em geral, mais baixas. Os idosos são mais sensíveis a efeitos colaterais e têm mais probabilidade de desenvolver prejuízo cognitivo com certas medicações. Além disso, eles costumam fazer uso de polifarmácia, em razão de comorbidades, e todos os cuidados devem ser tomados na administração desses medicamentos e suas respectivas doses. Alguns deles podem, inclusive, aumentar o risco de quedas, promover hiponatremia (diminuição do sódio no sangue), sinais extrapiramidais (impregnação), intoxicação e muitos outros problemas, razão pela qual os idosos devem ser monitorizados durante todo o tempo do tratamento.


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário