4 patologias de Coluna tratadas com a Osteopatia





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: 4 patologias de Coluna tratadas com a Osteopatia


A osteopatia é capaz de lidar com uma infinidade de doenças atuais, que costumam causar dores intensas e atrapalhar o dia a dia. Apesar de a maior parte das pessoas que procura os osteopatas ser adulta ou idosa, as crianças e adolescentes também podem fazer esse tipo de tratamento.

Para isso, só é preciso que o osteopata diagnostique um problema que esteja dentro do seu campo de atuação. Entenda um pouco mais a seguir!

Escoliose

A escoliose é uma condição na formação da coluna vertebral que faz com que ela seja torta para as laterais e tenha um formato semelhante ao de um "S". Com o passar do tempo o problema vai se agravando de maneira que a pessoa fica desalinhada e assimétrica.

O ideal é que a escoliose seja diagnosticada e tratada desde cedo, quando tiver origem de nascença. Afinal, da adolescência até a vida adulta a coluna ainda pode ser "moldada". Em casos mais graves, há também a opção de fazer cirurgia para alinhar a coluna. Contudo, o procedimento não é capaz de endireitar completamente as vértebras

Não há cura para esse problema, apenas um tratamento de longo prazo, junto com uma mudança de hábitos, como a prática de exercícios físicos. Dessa maneira, o ideal é investir em um tratamento para que os incômodos fiquem mais amenos.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema grave que ocorre quando um disco invertebral (responsável por ligar as vértebras da coluna e amortecer o contato delas) se desgasta ou se desloca. Ela pode atingir a região lombar (no final das costas), cervical (na área do pescoço) ou torácica (na parte do meio das costas).

A hérnia costuma ser desencadeada pelo desgaste natural ou não dos discos e tem como principais fatores de risco o sedentarismo, sobrecarga por excesso de peso, movimentação repetitiva, má postura, velhice e a prática de atividades de grande impacto.

Quem sofre desse mal tende a sentir dores na região que foi afetada, além de formigamentos, dormência e falta de força. Seu tratamento pode incluir a osteopatia para aliviar as dores fortes, realinhar a coluna e recuperar a qualidade de vida.

Lombalgias

A lombalgia nada mais é do que a dor na lombar, geralmente descrita como "costas travadas". O incômodo pode chegar a se estender pelas nádegas e parte das coxas. Esse problema apresenta duas classificações: crônica (quando dura ao menos 12 meses) e aguda (casos em que a dor tem duração de 4 a 6 semanas).

Geralmente é desencadeada ao fazer torções, aplicar força excessiva para levantar objetos pesados ou devido à má postura ao se sentar, realizar atividades e, até mesmo, ao dormir de mau jeito. Além disso, a lombalgia também pode ser um indício de outra doença, como hérnia de disco, artrose, infecções e problemas emocionais.

Ciática

A ciática ou dor no nervo ciático é causada pela inflamação ou compressão dessa parte do corpo. O nervo ciático começa no final das costas e vai até os pés, sendo o maior do nosso corpo. Esse problema se inicia quando há situações que pressionam alguma parte do ciático, como lesão ou fratura na região pélvica, hérnia de disco, entre outros.

Ademais, existem fatores de risco como a obesidade, idade avançada, levantar muito peso, diabetes e sedentarismo. Tudo isso pode levar a uma dor intensa em toda a extensão do ciático ou em partes, fraqueza e queimação nas pernas, incômodos ao caminhar etc.

Para finalizar, é importante salientar que a Osteopatia é um método de tratamento que usa a Terapia Manual como ferramenta. Se você quiser conhecer e saber mais sobre outros métodos, inclusive com cursos de outras Terapias Manuaisclique aqui!


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário