Quais são as Labirintopatias mais comuns?





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Quais são as Labirintopatias mais comuns?



Labirinto significa ouvido interno e é dotado de duas funções: a audição e o auxílio ao equilíbrio. Popularmente, a palavra labirintite, refere-se a um quadro de tontura, portanto, a uma disfunção da parte do labirinto relacionada ao equilíbrio, cujo nome correto é aparelho vestibular.

Quando existe uma doença do aparelho vestibular ou, popularmente, uma labirintite, o sintoma mais importante é a tontura, quase sempre com características rotatórias (parece que tudo está rodando ou que o corpo está girando), acompanhada por náuseas e vômitos. Muito frequentemente, por ser uma disfunção do labirinto, o aparelho auditivo pode estar envolvido, ocasionando a presença de zumbido e perda auditiva.

Várias são as causas de alteração da função desse sistema. Existem as doenças próprias do labirinto e as doenças externas que interferem na função labiríntica, a semelhança das doenças que podem causar perda auditiva.

Dentre as doenças do aparelho vestibular mais frequentes pode-se citar a hidropisia vestibular, conhecida como doença de Ménière, as alterações vasculares e as metabólicas.

As labirintopatias mais comuns são as seguintes:

  – vertigem postural paroxística benigna: breves e repentinos episódios de vertigem e/ou enjoo aos movimentos da cabeça;

– neurite vestibular: vertigem aguda, intensa e prolongada, com náuseas e vômitos. Pode ser de origem inflamatória ou infecciosa (viral);

– doença de Ménière: crises vertiginosas, diminuição da audição e sensação de pressão no ouvido; 

– otites, viroses e remédios ototóxicos (danosos ao ouvido): são as mais comuns na infância; 

– cinetose (mal do movimento): tonturas, náuseas, vômitos eventuais, palidez e suor que ocorrem quando a pessoa está em um veículo em movimento por conta do conflito de informações entre o sistema proprioceptivo (informando que o corpo está parado) e o labirinto (informando que há movimento); 

– surdez súbita e vertigem: a perda auditiva surge, habitualmente, em um dos ouvidos e tem causas diversas, como infecções por vírus, traumas cranianos ou acústicos, doenças auto-imunes, vasculares, tumores etc. Podem ocasionar tontura de vários tipos;

– esclerose múltipla: doença crônica e progressiva do sistema nervoso central.

O Portal Educação, maior portal de cursos online do país, tem um curso exceçente sobre esse assunto que você. que tem interesse nesse assunto, precisa conhecer. O curso online de Labirintopatia trata de anatomia, fisiologia, avaliação otoneurológica, reabilitação, entre outros tópicos.

Com ajuda da Agência Senado


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário