OMS e o Active Ageing





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: OMS e o Active Ageing
 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que em 2050 existirão cerca de 2 bilhões de pessoas no Mundo com idade superior a 60 anos e que 80% se encontrará nos países desenvolvidos. O aumento da longevidade é um grande triunfo para a humanidade. No entanto, torna-se emergente a prevenção e tratamento das patologias cronicas inerentes ao processo de envelhecimento.

Tendo em conta esta nova realidade demográfica, a Organização Mundial de Saúde criou um programa de envelhecimento ativo (Active Ageing) tendo definido algumas linhas de intervenção, ao nível da saúde, participação e segurança. Apesar do envelhecimento ser um fato inevitável, o declínio fisiológico varia consideravelmente entre indivíduos, sendo que as perdas inerentes ao envelhecimento natural podem ser minimizadas com a prática de exercício físico.

Nos dias de hoje, a literatura sustenta de forma consistente, o declínio fisiológico entre os idosos, minimizado pela ação direta do exercício em termos saúde cardiovascular  e também no domínio psicossocial.

Uma das linhas de intervenção do programa da OMS para prevenir e reduzir o peso da incapacidade, doenças cronicas e morte prematura nos idosos, é a implementação de programas de atividade física, promovendo consequentemente o envelhecimento ativo (Active Ageing) em detrimento do envelhecimento patológico .

A par do crescimento global do número de idosos, aumentou também o interesse em descrever e compreender como envelhecer de forma mais ativa é um determinante de maior qualidade de vida. Dado que a qualidade de vida se encontra intimamente ligada a um bom desempenho motor, o aumento da aptidão física leva, independentemente da idade, a melhorias significativas no domínio específico do bem-estar físico.

Para quem é profissional, não pode deixar de conhecer o Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas. Clique aqui e saiba mais sobre como se aperfeiçoar nesse assunto! 

Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário