Como o HIIT age no Colesterol





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Como o HIIT age no Colesterol


Uma das principais vantagens dos High Intensity Interval Training (HIIT) pauta-se na maior eficácia com menos tempo de treinamento, tendo com ganhos similares ou maiores que treinamentos mais longos.
Diversos estudos sobre esse tipo de treino ressaltam os benefícios que ele oferece ao organismo, além de alertarem para os riscos de praticá-lo, especialmente se feito de maneira indevida ou sem acompanhamento médico. Obviamente, esses estudos também evidenciam os benefícios fisiológicos que a modalidade tem.Um desses benefícios tem a ver com o Colesterol - LDL e HDL.
Kessler, Sisson & Short (2012) resumiram 14 estudos que examinam o efeito do HIIT nos níveis de colesterol. Os pesquisadores disseram que o HIIT melhora o colesterol HDL após um mínimo de 8 semanas de treinamento. Os cientistas sugerem que uma diminuição moderada na gordura corporal (ou peso corporal) precisa acompanhar o HIIT para que ocorram melhorias no colesterol total, no colesterol LDL e nas triglicérides do sangue.

O colesterol é uma substância lipossolúvel transportado no sangue por transportadores especiais chamados de lipoproteínas. As lipoproteínas são uma parte necessária do intrincado sistema de transporte que troca triglicérides entre o fígado, o intestino e os tecidos periféricos. Há quatro classes principais de lipoproteínas:

• quilo mícron, que transporta triglicérides e colesterol do intestino delgado
• lipoproteína de baixíssima densidade (VLDL), que é produzida no fígado para o transporte de triglicérides, moléculas de gordura no corpo humano
• lipoproteína de baixa densidade (LDL), um produto da metabolização da VLDL e o principal transportador de colesterol
• lipoproteína de alta densidade (HDL), às vezes chamada de colesterol "bom" ou "saudável", pois transporta o colesterol das paredes das artérias para o fígado, onde é convertido em bile e utilizado para a digestão ou eliminado pelo corpo (acredita-se que este "processo de transporte reverso de colesterol" das lipoproteínas HDL é mais favorável na prevenção ou reversão da doença cardíaca.)

 O impacto que o HIIT tem na redução da pressão arterial sistólica e diastólica (quando elevada) e na melhoria do colesterol HDL é promissor. A evidência foi analisada e parece que HIIT é campeão de efeitos benéficos na saúde metabólica!

Kessler, H.S., Sisson, S.B., & Short, K.R. 2012. The potential for high-intensity interval training to reduce cardiometabolic disease risk. Sports Medicine, 42 (6), 489–509.

Tenho 3 dicas para você que quer trabalhar com HIIT ou saber mais sobre o assunto.
  1. Se você tem dúvidas sobre como fazer uma Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas, precisa clicar aqui AGORA
  2. Hiit como treino na CORRIDA? Saiba Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vVO2 máxima clicando aqui!
  3. Hiit específico para MULHERES? Conheça o workshop "Emagrecimento e Estética Feminina: Aplicações do HIIT", clicando aqui!

Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário