Meia elástica compressiva na medida errada pode trazer mais problemas





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Meia elástica compressiva na medida errada pode trazer mais problemas

A meia de compressão pode evitar doenças graves. Ela ajuda a bombear o sangue nas pernas com mais velocidade. "A meia melhora o retorno do sangue para coração. Ela não deixa a perna inchar porque ela se contrapõe ao inchaço, ela comprime", diz o cirurgião vascular Marcondes Figueiredo.

Médicos divulgaram novas recomendações para o uso da meia compressora em tratamentos de doenças vasculares, durante congresso médico realizado em São Paulo em outubro. O conjunto de orientações foi reunido após consulta a 142 especialistas, durante dois anos. O objetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) ao revelar as recomendações é padronizar o atendimento médico que utilizar as meias elásticas.

A meia elástica é útil para fazer o sangue retornar ao coração e é indicada para pessoas que tenham varizes e inchaço nas pernas. Os especialistas afirmam que o uso das meia reduz as dores, mas não impede o aparecimento das marcas.

Uma das diretrizes prega que, para prescrever a meia elástica no tratamento de varizes, os médicos devem saber a compressão exata de que o paciente precisa, o melhor modelo (3/4, 7/8, meia tipo calça) e o tamanho da perna. Cada paciente precisa ter a sua própria indicação e os médicos rechaçam a prática de emprestar meias de outras pessoas.

Recomendações

Ficar muito tempo em pé ou andar bastante, requer cuidado e atenção. Principalmente pra quem já não consegue se livrar dessas situações que já viraram hábito por causa do trabalho. "Eu deveria usar porque sou dentista, mas incomoda muito, eu nunca consegui usar", afirma Andrea Carneiro, dentista.

Nunca compre a meia apenas pelo tamanho do pé. O melhor é procurar um médico e medir a circunferência da perna. "Tem fabricante que coloca a meia pelo tamanho do pé. É como um antibiótico. Você tem que dar qual é a compressão da meia, qual é o tamanho e o modelo, e por quanto tempo a pessoa vai usar", explica.

As meias exigem um tempo de adaptação. O ideal é colocá-las logo que você acorda. "Na primeira semana use até o meio-dia. Na segunda semana até às 14h. Na terceira até às 16h. E a partir da quarta semana é que a pessoa pode ficar o dia todo com ela", orienta.

Nunca se deve dormir com uma meia de compressão. "Ela comprime a circulação arterial quando você está deitada". E depois de alguns meses as meias precisam ser trocadas. "Se for usada diariamente ela dura quatro meses em méd. A borracha tem uma validade, depois ela perde aquele efeito de compressão", afirma o médico.

Não use a meia de outra pessoa. "O paciente fala assim: 'já usei da minha cunhada e não deu certo'. Esse é um dos grandes erros que se cometem em relação à meia", alerta.


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário