Cuidado com a Tendinite Crônica





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Cuidado com a Tendinite Crônica


A tendinite é a inflamação ou irritação dos tendões, em qualquer parte do corpo. Essa condição, que causa dor, sensibilidade e desconforto ao lado de uma articulação, pode ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer idade. É mais comum na região do ombro, cotovelo e joelho, mas também pode ocorrer nos quadris, tornozelos e punhos.

Na maioria das vezes, com um tratamento tradicional, repouso e medicação, o normal é que em poucos dias essa lesão cicatrize. Contudo, em alguns casos a inflamação e a dor tornam-se comuns com o tempo. Nestes casos, o que ocorre é a tendinite crônica. Ou seja, uma inflamação persistente dos tendões, que se torna recorrente sem que haja uma recuperação adequada.

Quais são as causas dessa condição?

A tendinite crônica é mais comum em pessoas idosas. Isso se deve ao fato de que, com o passar dos anos, os tendões se desgastam, o que os fragiliza  e os torna mais propensos a sofrer lesões, não só tendinites, mas também rupturas parciais ou totais.

Outra possível causa é a sobrecarga de exercícios e uma ruptura mal cicatrizada que faz com que o tendão perca elasticidade, tornando-o mais sujeito a inflamação quando usado. Essa patologia também pode se tornar crônica devido a desequilíbrios biomecânicos ou postura inadequada.

Além disso, em muitos casos, a causa da tendinite crônica é a repetição de um determinado movimento ao longo do tempo. Muitos pacientes sofrem de tendinite porque seus empregos ou hobbies envolvem movimentos repetitivos. Por isso é importante usar a técnica adequada é especialmente importante ao executar repetidamente movimentos esportivos ou atividades relacionadas ao trabalho. A técnica incorreta pode sobrecarregar o tendão.

E os sintomas?

Os sinais e sintomas de tendinite crônica ocorrem perto da articulação do tendão lesado e consistem principalmente em dor que pode irradiar para os músculos próximos. Além disso, é possível apresentar sensibilidade e rigidez, bem como inchaço no local.

Esses sintomas são agravados pelo movimento e, em alguns casos, você pode sentir dificuldade ou até mesmo incapacidade de movimentar a região lesionada. Dessa forma, se você tiver tendinite nos joelhos, por exemplo, pode não conseguir caminhar corretamente, correr ou dobrar a perna.

Embora não haja cura para essa condição, existem tratamentos para tendinite crônica que ajudam a aliviar os sintomas e diminuir a chance de ruptura do tendão. Dessa forma, costuma ser realizado com o objetivo de amenizar a dor e reduzir a inflamação.

O tratamento pode ser conservador, isto é, não cirúrgico, com ondas de choque, repouso moderado, gelo, ingestão de analgésicos, infiltração e fisioterapia. Porém, em casos refratários, a cirurgia pode ser necessária e é realizada para corrigir as causas da lesão do tendão.

Não deixe de conhecer o ebook sobre como lidar com a Tendinite.



Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário