Como lidar com o abandono ao Tabagismo?





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Como lidar com o abandono ao Tabagismo?



O tabagismo é responsável por milhões de mortes todos os anos. Em média, o tabagista tem sua expectativa de vida reduzida em 10 anos quando comparado a indivíduos que nunca fumaram. Direta ou indiretamente, o fumo é um fator de risco modificável de diversas condições em saúde. Mas, em grande parte por ações comportamentais, o hábito de fumar pode ser abandonado.

Ações com contrapartidas governamentais visam atuação de programas em massa, com impacto em indicadores de saúde pública com base em ações custo-efetivas; em termos práticos, medidas que sejam eficientes em relação ao investimento realizado para que elas aconteçam com vistas a um impacto populacional. Contudo, disso surgem algumas dúvidas: essas são as únicas intervenções possíveis? Apenas essas medidas são efetivas? Além delas, há algo que possa ser feito em locais cuja estrutura seja a presença única do profissional em seu consultório?

Além da terapia farmacológica, existem as abordagens breves (que consistem em aconselhamentos pontuais, entrevistas motivacionais eventuais, panfletos informativos e educação sobre as consequências do tabagismo) – muitas dessas ações podem ser realizadas dentro do próprio consultório – e intervenções comportamentais estruturadas, que demandam profissionais treinados e que podem ser realizadas em grupo (como os grupos padronizados pelo Ministério da Saúde) ou individualmente no consultório.

A melhor coisa a fazer para reduzir os danos causados pelo tabagismo é parar de fumar, mas algumas pessoas não querem fazer isso ou se sentem incapazes de parar de fumar completamente. Reduzir o número de cigarros fumados diariamente ou utilizar produtos derivados do tabaco, como chicletes de nicotina ou cigarros com baixo teor de alcatrão, pode reduzir alguns dos danos causados pelo tabagismo. Isso também pode ajudar as pessoas a pararem de fumar completamente em longo prazo. Por outro lado, reduzir o tabagismo ou usar outros produtos de tabaco pode não melhorar a saúde e poderia reduzir a motivação de uma pessoa para parar de fumar.

É importante revisarmos as evidências para descobrir se essas abordagens poderiam ajudar os fumantes que não querem ou não conseguem parar de fumar a reduzirem os danos causados por seu tabagismo.

É possível ajudar pessoas que não querem parar de fumar a reduzirem o número de cigarros que fumam diariamente e a pararem de fumar em longo prazo, usando TRN, apesar das suas intenções iniciais contrárias


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário