Como melhorar a sua Dicção?





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Como melhorar a sua Dicção?


Saber se comunicar é fundamental para o convívio em sociedade.

A dicção é a forma com que pronunciamos os sons das palavras, sílabas e letras. É responsável pela perfeição da nossa fala, que, por sua vez, é o elemento mais importante da comunicação.

A maneira como articulamos nossas palavras influencia diretamente no entendimento da mensagem, por isso, quem sofre com problemas de dicção se sente inseguro na posição de orador.

Cursos online de Fonoaudiologia

Melhorar a dicção, para essas pessoas, significa muito mais do que formular um bom discurso: ajuda a desenvolver autoconfiança, melhorando o poder da oratória.

Se você não se sente confiante com a sua dicção e ainda enfrenta algumas dificuldades quando precisa falar em público, já pode relaxar. Nós elencamos uma série de dicas e exercícios que vão ajudar você a se soltar e a conquistar o domínio da sua fala. Está preparado? Então, vamos lá!

1. Relaxando a voz

Sabe quando você vê uma pessoa toda travada, dando a impressão de que ela está extremamente tensa? Bem, isso não acontece só com o seu corpo, mas também com a sua voz. Um discurso claro e bem articulado requer o relaxamento vocal. A tensão é transmitida na linguagem oral e reflete na qualidade da oratória.

Ao conseguir relaxar, a fala passa a ser mais pausada e o orador consegue transmitir credibilidade e segurança nas informações proferidas. Um exercício eficaz para conseguir o relaxamento é feito com o treino da nasalização:

  • coloque os dedos polegar e indicador sobre o nariz, sem fazer força;
  • com a boca fechada, imite o zumbido de uma abelha por cerca de um minuto;
  • sinta a vibração constante produzida pelo nariz e pela boca;
  • descanse por 30 segundos e, então, repita o exercício mais algumas vezes.

Essa técnica pode ser exercitada antes de uma apresentação ou naqueles momentos em que o nervosismo parece tomar conta.

2. Brincando com trava-línguas

Falar as palavras e frases de maneira impecável requer treinamento. Muitos exercícios de ortofonia — segmento da linguística que estuda a pronúncia — são compostos pela repetição de alguma consoante, para treinar a fluidez do discurso.

O trava-línguas é uma ótima forma de trabalhar a articulação da língua e dos músculos bucais. Dessa maneira, é possível conseguir pronunciar palavra por palavra, sem atropelar ou emendar o fim de uma com o início da outra.

Leia em voz alta as seguintes frases abaixo, sempre se desafiando a ir mais rápido:

  • os gêmeos do general Gilberto, gênios em geologia, gesticulavam geralmente junto da gente;
  • num ninho de mafagafos, há cinco mafagafinhos! Quem desmafagafizá-los um bom desmafagafizador será;
  • em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros;
  • o rato, ratazana, o ratinho, roeram as rútilas roupas e rasgaram as ricas rendas da rainha dona Urraca de Bombarral;
  • o que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui;
  • Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela, resolveu dar um jeito; foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho jambo e jabá;
  • o pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga;
  • Filomena Felícia Fausta Fonseca, famosa flor, farmacêutica fez formidáveis fórmulas, fabricou formosos fortificantes e famosos fertilizantes, fazendo felizes frenéticos fregueses;
  • o desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.

Depois de conseguir falar as frases sem atropelar as palavras, coloque um lápis entre os dentes e reinicie o treinamento. Você vai ver como os resultados melhoram ao longo do treino.

3. Fazendo movimentos faciais exagerados

Como automatizamos a fala, os movimentos faciais empregados para esse ato não são percebidos e isso reforça vícios de linguagem e compromete a qualidade da oratória. Dessa maneira, tente falar forçando bastante os movimentos faciais.

Abra bem a boca ao falar e pronuncie de maneira forçada pausadamente as sílabas, enfatizando as vogais. Preste atenção no posicionamento da língua, pois isso interfere em uma fala com ruídos.

Essa técnica contribui para a tonificação facial e reflete na clareza da pronúncia. Tire cerca de 30 minutos por dia para ler um texto em voz alta, articulando os músculos bucais. Em pouco tempo, você vai notar que as palavras saem mais nítidas em seu discurso, contribuindo para uma oratória eficaz

4. Exercitando a fala desacelerada

Se você costuma falar rápido o suficiente para que as pessoas sempre estejam perguntando "o que você disse?", vai gostar desta dica: um discurso seguro e eficiente tem como uma das características a pronúncia das sílabas. Isso porque, quando falamos de maneira apressada, as sílabas se sobrepõem, o que prejudica o entendimento da mensagem.

O ouvinte precisa entender o que você diz e a articulação correta de cada sílaba tem muito peso. Para ajudar a desenvolver a fala correta, fale as sílabas abaixo todos os dias, repetindo cada sequência por cerca de cinco vezes:

  • as, es, ês, is, os, ôs, us;
  • mua, meu, mui, muo, um;
  • pra, ca, tra, cha, nha, lha, gua, qua.

5. Observando a sua respiração

O ritmo da respiração interfere na pronúncia das palavras. Quando você está ofegante, as sílabas vão se embolar e a oratória não será satisfatória. Isso porque a fala se dá pela passagem de ar nas pregas vocais e o desempenho da linguagem oral está diretamente relacionado com a maneira como se respira.

Treine a respiração diafragmática deitando-se com os pés elevados e uma das mãos sobre o peito, enquanto a outra fica abaixo das costelas. Inspire e expire profundamente e se concentre em fazer com que a mão que está abaixo da costela seja elevada mais do que a mão que está no peito. A elevação é indicativo da movimentação completa do diafragma.

Agora, fique de pé e mantenha pernas e ombros alinhados. Inspire o ar profundamente, até inflar ao máximo a região diafragmática. Expire lentamente e de forma contínua enquanto emite o som da letra F. Inspire novamente e vá soltando o ar, parando algumas vezes, enquanto emite o som da letra S. Faça pausas e repita por cinco vezes.

Com o Curso Online de Fonética e Fonologia, o profissional se moderniza no conhecimento que envolve todo o mecanismo de produção de som, conhece as diferenças entre fonética e fonologia e ainda compreende o funcionamento dos aparelhos usados para as atividades. Clique aqui e saiba mais!


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário