Saiba mais sobre o TOC





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Saiba mais sobre o TOC
http://portaldoamazonas.com/wp-content/uploads/2014/10/home-tic-toc.jpg

Quatro milhões de brasileiros sofrem com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), doença que pode fazer com que percam a qualidade de vida, já que obriga a repetir rituais sem sentido, como lavar as mãos por horas seguidas, mas que aliviam a ansiedade gerada pela condição. No entanto, não são todos que têm manias que também têm TOC. Há diferença entre apenas uma mania simples e a doença.

É considerado TOC quando a pessoa apresenta sintomas que ultrapassam o limite da normalidade e atrapalham o dia a dia. Fora isso, é mania, que não é doença", explica o médico. A presença de pensamentos e comportamentos repetitivos e que duram em média uma hora por dia é sinal de alerta. A pessoa percebe que está com pensamentos exagerados, mas tenta se livrar deles e não consegue.

Há casos de TOC em que o paciente dá banho no cachorro de estimação cerca de 10 vezes por dia, por pânico de contaminação.

Um exemplo que ele dá é uma pessoa com TOC que lava as mãos. Ela pensa que não só a mão está suja, mas o sabonete também. E lava o sabonete. Mas também pensa que a torneira está suja, portanto precisa lavar a torneira, depois o sabonete, e depois as mãos. Depois enxuga e começa tudo de novo.

Outro exemplo são aquelas pessoas que precisam pisar com o pé direito assim que levantam da cama. Se pisam com o esquerdo, sofrem, deitam de novo, esperam um pouco e começam tudo de novo, para pisar com o pé certo.

Além dos pensamentos intrusivos, se a pessoa não obedecer a eles, isso gera uma ansiedade descontrolada e a ideia de que se não realizar todos os rituais, algo muito ruim irá acontecer, como a morte de alguém na família.

A pessoa torna-se escrava de si mesma, por isso é importante buscar ajuda.

De origem biológica e genética, há também grande influência ambiental para o surgimento dos sintomas. Existem algumas pessoas que são educadas a serem obsessivas, a terem manias, isso depende muito da educação dada pelos pais.

Quem identifica que pensamentos intrusivos fazem parte do dia a dia deve procurar um psiquiatra, que fará o diagnóstico de mania ou de TOC. Quem tem apenas manias e gostaria de se livrar delas, um acompanhamento psicológico já pode resolver o problema. No caso do TOC, a ansiedade gerada por não obedecer aos rituais pode se tornar insuportável, então os psiquiatras também receitam medicações para deixar a pessoa menos ansiosa.

Além disso, quem tem TOC também deve fazer psicoterapia, para aprender a controlar os impulsos e viver melhor.



Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário