Saiba como proteger a saúde dos efeitos da baixa umidade





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Saiba como proteger a saúde dos efeitos da baixa umidade
A umidade diminui e logo os sintomas aparecem: a garganta resseca, o nariz sangra e o desconforto aumenta. Para os alérgicos é ainda pior, já que o ar seco permite que vírus, bactérias e agentes infecciosos fiquem suspensos no ar irritando as mucosas, quadro que é agravado pela poluição das grandes cidades, segundo o pneumologista Arthur Vianna, da Clínica São Vicente.

— A taxa de umidade relativa do ar em torno de 45% traz mais conforto. Em algumas cidades brasileiras já foram registradas taxas de 20%, como em São Paulo em 2010 — explica o médico, que avisa que o Ministério da Ciência e Tecnologia publica diariamente as taxas de umidade das cidades brasileiras através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Para os alérgicos, índices abaixo de 50% já começam a incomodar, segundo o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), João Negreiros Tebyriçá:

— Alérgicos têm hiper responsividade respiratória, ou seja: respondem mais a qualquer estímulo nasal ou dos brônquios. Gases, cheiros fortes, fumaça e a umidade relativa do ar afetam mais ocasionando tosse e bronquite — explica Tebyriçá, que calcula um aumento de 50% nos consultórios nesta época do ano.

— Estamos vivendo dias secos e quentes com noites mais frescas. Essa diferença de temperatura já afeta o alérgico. Quando entra a frente fria então...

Veja abaixo algumas dicas para alérgicos durante este período:

1. Em dias mais secos, use umidificador ou vapor frio.

2. Se ligar o ar condicionado, coloque uma bacia de água no quarto.

3. A limpeza pode ser feita com pano úmido em vez de vassoura ou aspirador de pó para não levantar partículas que carreiam ácaros no ar.

4. A casa do alérgico deve ter o menor número possível de tapetes, cortinas e acessórios que retenham poeira.

5. Cigarros e poluentes são extremamente nocivos.



Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário