Importância do potássio para o bom funcionamento do nosso organismo





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Importância do potássio para o bom funcionamento do nosso organismo


Você já sabe que quando perdemos líquidos, principalmente através da transpiração excessiva (que vem exatamente com a prática de atividades físicas), perdemos também minerais, entre eles o potássio.

O que você talvez não saiba é a importância desse mineral para o bom funcionamento do nosso organismo:

  • O potássio representa cerca de 5% do conteúdo em minerais de nosso corpo;
  • Parceiro do sódio na manutenção do equilíbrio de líquidos do corpo, assim como ajuda o cálcio no controle das atividades dos nervos e músculos;
  • Evita câimbras, principalmente durante a realização das atividades físicas.

  • Você se exercitou por um longo período, estava muito calor, você suou e perdeu bastante líquido, além de importantes minerais como o sódio, potássio e o cálcio. Por conta disso, o sangue não irrigou direitinho seus músculos e as câimbras apareceram. Esse movimento involuntário que se caracteriza pela contração intensa de um ou mais músculos é acompanhada de muita dor. Com certeza, isso irá prejudicar o seu treinamento, impedindo um bom desempenho.

    A falta de potássio está diretamente ligada à ocorrência das câimbras, mas outros fatores também estão associados, e elas poderão ocorrer principalmente quando os exercícios forem feitos de forma exaustiva, ou por causa do cansaço muscular em pessoas mal preparadas fisicamente e que se submetem a esforço físico exagerado, o famoso futebolzinho de final de semana.

    As câimbras ocorrem geralmente durante a noite, e após intensa atividade física. Normalmente não há conseqüências mais graves, só mesmo a dor. Mas se ela aparecer, coloque uma bolsa de água quente para facilitar o fluxo sangüíneo nos músculos, tome água, mas prefira gelada que tem absorção mais rápida e vá massageando devagar a região afetada.

    Prevenindo

    Alongar é importante. Mas, verificar se a carga dos exercícios está apropriada, se a alimentação está balanceada e se o corpo hidratado também.

    Evite realizar os exercícios logo após as refeições, quando o sangue vai ajudar na digestão e deixa os músculos de lado. Alongue-se antes do exercício e antes de dormir.

    Reponha os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios de longa duração com uma bebida esportiva e água, se o exercício for menos intenso.

    Descansar também faz parte do treino, intercale os exercícios, trabalhando alternadamente os grupos musculares.

    Câimbras muito freqüentes merecem uma investigação melhor, procure um médico, pois, nesse caso elas podem ser de origem vascular, muscular, ou ser sintoma de algum outro problema.

    BANANAS PRA VOCÊ...

    Atletas e esportistas: consumam banana!

    Além do potássio, a banana, por conter uma boa quantidade de carboidratos, fornece e recupera as reservas energéticas antes, durante e após o exercício.

    Assim você garante um bom desempenho muscular, sem câimbras ou dores.

    A banana também auxilia na redução de câimbras, mas ela não elimina o risco do problema.

    Fique atenta: O uso de diuréticos pode ocasionar perda de potássio. Dor de cabeça também pode ser sintoma da falta pode potássio e magnésio. Diabéticos correm maior risco de terem câimbras, principalmente por causa da desidratação provocada pela hiperglicemia.

    Principais fontes:

    - limão;
    - 1 copo (200 ml) de água-de-coco;
    - 1 laranja;
    - 1 colher (sopa) abacate;
    - 3 buquês de couve-flor;
    - 1 colher (sopa) de cebola;
    - 1 colher (sopa) de uva passa;
    - 1 copo (200 ml) de leite desnatado;
    - 1/2 batata média.

  • Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


    Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário