O perigo da apendicite





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: O perigo da apendicite


Outro dia recebi uma ligação da minha irmã dizendo que a minha sobrinha estava em um hospital, com uma dor abdominal mal localizada que provavelmente era uma crise de apendicite.

A apêndicite é a inflamação do apêndice, que é um segmento em forma de um verme, localizado na base da porção inicial do intestino grosso. Trata-se de um órgão sem função para o organismo, mas é a principal causa de dor abdominal que demande tratamento cirúrgico, apresentando-se com mais freqüência na faixa etária de 10 a 30 anos, em ambos os sexos.

Mas o que é o apêndice? O apêndice é um órgão linfático localizado no ceco, a divisão entre o intestino delgado e o grosso, como um 'rabinho' - ou acessório - que sai do ceco. Por seu formato, pode ser chamado de apêndice vermiforme, mas, na medicina, seu nome é apêndice íleo cecal. Varia de tamanho, de 3 cm a 20 cm de comprimento, e localiza-se no abdômen inferior, do lado direito. Os sintomas iniciais da apendicite, portanto, são mais comuns nessa região do corpo. Mas a dor forte no lado esquerdo da barriga, acompanhada de febre, não exclui o diagnóstico. Ao contrário, pode indicar complicações da doença.

Minha sobrinha fez o tratamento. O tratamento consiste numa cirurgia em que se realiza a retirada do apêndice (apendicectomia), associada em alguns casos ao uso de antibióticos no período pós-operatório.

A cirurgia pode ser feita por via convencional, em que se realiza uma incisão (corte) no abdome, ou por videolaparoscopia, sendo essa uma técnica mais vantajosa principalmente no que se refere a um período de convalescença mais curto, com menos dor no pós-operatório, e com melhor resultado estético. Foi esse segundo tipo que ela fez e a recuperação foi ótima.

E embora hajauma preocupação sobre essas crises, princpalmente por causa das dores, você sabe o que se pode fazer para evitar uma crise dessa? Teoricamente, nada.  Não existe prevenção para a apendicite. Qualquer indivíduo de qualquer idade pode apresentar o quadro. É citado na literatura que a chance de um indivíduo apresentar o quadro durante a sua vida inteira é de 7%.

Mas sem dúvida estar bem informado sobre esse tipo de problema evita que haja uma complicações dos sintomas da crise.


Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário