Aprenda a evitar lesões nos joelhos





Olá, eu sou a Dani Souto. No texto de hoje, falaremos sobre: Aprenda a evitar lesões nos joelhos
http://www.saudedicas.com.br/wp-content/uploads/2015/07/exercicios-para-prevenir-lesoes-no-joelho1-1024x684.jpg

Você faz exercícios físicos para manter a saúde e, por descuido, acaba sendo obrigado a largar sua atividade favorita. O que parece profecia de mau agouro é muito mais comum do que você imagina. Preocupados em alcançar um corpo mais forte e definido, muitos alunos acabam esquecendo os exercícios para fortalecer áreas de suporte e amortecimento, como os joelhos.

 Como toda articulação, essa é uma área muito sensível e na maioria dos casos, graças à falta de acompanhamento profissional na hora do treino, ocorre a lesão. Por mais simples que pareça, cada exercício exige atenção máxima quando realizado, um cuidado que não só aumenta o rendimento como evita lesões.

No caso específico dos joelhos,  temos uma articulação feita para flexionar e estender. Não deve-se fazer movimentos laterais, como as mudanças de direção muito bruscas típicas do futebol, daí o grande número de jogadores machucados.

Machucou, e agora?
Todos esses conselhos são ótimos para prevenir problemas. Mas e quando o estrago foi está feito? Atletas que praticam esportes para uma melhor qualidade de vida, e não profissionalmente, alcançam 100% de recuperação.

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso evitar qualquer movimento que envolva impacto na fase de tratamento. Além do fortalecimento muscular, sempre importante, nada de fazer mudanças bruscas de direção, hiperextensão e hiperflexão.

Assim, você se livra de preocupações como a ruptura dos ligamentos anteriores e posteriores, o desgaste da cartilagem e rupturas do menisco (uma pequena membrana que faz parte da articulação).

Os músculos são responsáveis por grande parte da absorção do impacto recebido pelo corpo, protegendo articulações e ossos. As lesões começam quando eles estão frágeis ou recebem mais impacto do que suportam , explica Fabiana.

Enquanto estiver sentindo dores fortes, é melhor descansar até porque é difícil demais aguentar qualquer estímulo. Assim que o desconforto for aliviando, aposte nos exercícios de baixo impacto. É recomendável  exercícios na piscina, porque a água ameniza os choques durante a movimentação, e a bicicleta.

E  dá para reconhecer que existe algo errado antes de transformar seus joelhos numa fonte de sofrimento. Tem que prestar atenção na dor. E quando ela aparece, é sinal de que o problema já avançou muito.

Por isso, sempre que for começar um treino novo, peça o acompanhamento de um instrutor e pergunte à vontade. Você só tem a ganhar com isso. Os outros dois segredos para preservar os joelhos são manter o peso ideal e escolher uma atividade compatível com a estrutura do seu corpo

Lembre-se!

Caso você observe que existe algum problema nos seus joelhos, não deixe de procurar um fisioterapeuta.

Melhores preços do Magazine Luiza. Clique aqui


Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário